• Está precisando fazer uma avaliação da sua empresa em termos de Boas Práticas de Fabricação?
  • Precisa preparar um relatório para a diretoria da empresa relatando os pontos que precisam ser adequados?
  • Quer organizar melhor as informações antes de levar para a diretoria?
  • Mais que isso, quer otimizar seu relatório de forma a levar para a diretoria apenas os itens realmente necessários?

 

Se você respondeu sim para a maioria das perguntas, você está no lugar certo. Vou disponibilizar pra você o check list RDC 275, no formato que eu utilizo.

Antes de iniciar a leitura, baixe os checklists…

Checklist Gestão

Checklist Rotina

Checklist Cultura

 

Divida sua análise em 03 pilares: Gestão, Rotina e Cultura

 

Os requisitos foram todos retirados da legislação, mas para facilitar a dinâmica na indústria, eu os divido em três pilares, sendo eles: Gestão, Rotina e Cultura.

Essa forma de avaliação facilita o entendimento dos requisitos e define melhor as responsabilidades, dando maior dinamismo ao trabalho.

Por exemplo, os itens alocados no PILAR ROTINA, são itens que não dependem de investimento e consequentemente do aval da direção.

São práticas que devem ser aplicadas no dia a dia e é responsabilidade da área de gestão da qualidade colocá-las para funcionar.

Aqui o trabalho envolve elaboração de controles e treinamento. Você não precisa levar em uma reunião com a diretoria como você vai controlar a limpeza de certo equipamento, por exemplo.

Também não precisa dizer para os diretores ou proprietários como vai treinar os colaboradores em termos de higiene.

Mas certamente você precisa levar em uma reunião desse porte a necessidade de se ter equipamentos com superfícies lisas e de material adequado.

Sem dúvida irá levar para a diretoria a necessidade de comprar uniformes para os colaboradores.

Isso porque esses itens necessitam de investimento e de uma decisão da diretoria. Casos como esses estão listados no PILAR GESTÃO.

E por fim, a CULTURA é um pilar que envolve a todos e é algo que deve fazer parte do dia a dia da empresa, por meio de ações e práticas.

Esse item envolve uma mudança de comportamento e conscientização de cada um.

São práticas que devem ser aprovadas pela diretoria, implantada pelo responsável do controle de qualidade e aplicada no dia a dia por todos os colaboradores.

No entanto, é um assunto completamente diferente dos outros dois (rotina e gestão). Por isso, deve ser tratado em momentos distintos também.

Coloque em prática o check list RDC 275 nesse formato que estou disponibilizando e gere relatórios específicos para cada pilar.

 


Samira Luana de Paula
Samira Luana de Paula

Fundadora da Lifequaly, uma empresa de consultoria em Gestão da Segurança de Alimentos para as Indústrias. Já atendeu mais de 50 empresas na implantação de normas e preparação para auditorias de certificação. Possui diversos cursos online para atender os profissionais que atuam na área da qualidade e industrial.