Você está nessa de fazer um monte de procedimento para cumprir tabela, mas na prática as pessoas nem sequer olham para o material?

Saiba que você precisa organizar seus documentos de acordo com o público alvo de cada um.

Por exemplo, você precisa ter manuais bem escritos, procedimentos seguindo toda a metodologia proposta por legislação. Isso é necessário sim, mas para auditores e equipe da qualidade.

Para os colaboradores do chão de fábrica, essa comunicação não é nada prática.

Em algumas empresas que já passei, vejo os coordenadores da qualidade disponibilizando toda a pasta de segurança de alimentos para os funcionários da produção estudarem.

Numa boa, você acredita mesmo que alguém vai ler aquilo?

Pode fingir que leu…mas ler e entender tudo que ali está não vai acontecer.

Quem será que está enganando quem?

Pára tudo. Você precisa entender que o público do chão de fábrica precisa de uma comunicação mais simples.

Pra isso existem as instruções de trabalho. É uma estratégia que você pode utilizar para comunicar algo aos colaboradores sobre determinado assunto usando uma linguagem mais acessível.

Você deve usar e abusar das instruções de trabalho sempre que as atividades rotineiras prevalecerem. Isso vai tirar você de apuros nas auditorias…pode ter certeza

Eu já desenvolvi instruções de trabalho de diversas formas, com figuras, só textos e com esquemas.

E essa última tem sido uma opção muito legal que tenho usado muito. Percebo que as pessoas assimilam muito bem a informação nesse formato.

Por isso, quero compartilhar com você hoje um modelo de INSTRUÇÃO DE TRABALHO, no formato de esquemas. Esse exemplo se refere a uma limpeza estrutural.

Utilize esse modelo na sua empresa ou na sua consultoria.

Você vai perceber grandes resultados.

Clique aqui e baixe o modelo em PDF pra você.

 


Samira Luana de Paula
Samira Luana de Paula

Fundadora da Lifequaly, uma empresa de consultoria em Gestão da Segurança de Alimentos para as Indústrias. Já atendeu mais de 50 empresas na implantação de normas e preparação para auditorias de certificação. Possui diversos cursos online para atender os profissionais que atuam na área da qualidade e industrial.