Eu gostaria de abordar esse assunto revelando qual o maior erro que as empresas cometem quando iniciam um processo para certificação de norma FSSC 22000.

Porém, mais importante que isso, quero mostrar pra você como fazer diferente, como agir de modo a obter sucesso nesse passo tão complexo que é obter uma certificação.

Primeiramente quero te contar uma coisa: Nós não podemos nos preparar para receber a certificação em si, para o momento da auditoria de fato. Obter a  certificação FSSC 22000 é uma consequência de ações planejadas que já foram executadas com muito rigor e eficiência.

Observo muitas vezes em minhas consultorias, que a empresa está o tempo todo se preparando para receber um  auditor.

Algumas pessoas gastam muito tempo estudando perfis de possíveis auditores, para escolher aquele que melhor se encaixaria na realidade da empresa.

Hoje em dia com as redes sociais essa pesquisa ficou muito mais fácil.

As pessoas estão o tempo todo preocupadas com as perguntas do auditor e nas respostas que irão dar. É quase um ensaio para o grande dia do espetáculo maior, que é a auditoria.

Claro que acho importante saber o que pode ser questionado em auditorias. Eu mesma compartilho essas situações aqui.

O erro está em focar os esforços apenas para ter sucesso  na auditoria. Parece mais que você está se preparando para passar em um vestibular.

E fazendo um comparativo, passar na prova de vestibular não significa que você será um profissional de sucesso.

Da mesma forma, passar em uma auditoria não garante por si só que você terá um sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos implantado que direcionará o propósito da organização em que trabalha.

E se ainda assim você quiser insistir em pensar no momento da auditoria, tenho uma notícia pra você: A avaliação que acontece no dia da auditoria tem mudado muito.

Os auditores sabem claramente quando uma empresa se prepara apenas para o dia da auditoria e quando ela realmente implantou o sistema de gestão proposto.

ENTÃO O QUE FAZER? COMO ME PREPARAR PARA UMA CERTIFICAÇÃO FSSC 22000?

Se você é da área da qualidade e recebeu a incumbência de conseguir uma certificação pra a sua empresa, vou mostrar aqui quais os 4 passos que você deve seguir imediatamente.

 

PASSO  #1

Tenha uma conversa com a direção para obter as seguintes respostas:

  • Por que a empresa necessita ter essa certificação?
  • Qual o propósito maior hoje da empresa?
  • O que norteia as decisões da organização?

Nesse momento você precisa entender o contexto da sua empresa. O que a influencia externamente para que essa decisão de certificação seja tomada.

E você precisa saber o que é mais importante hoje: Produzir a qualquer custo ou produzir com foco na segurança de alimentos.

Claro que sua empresa precisa produzir e vender para sobreviver, mas se o foco está somente em apagar incêndio, CUIDADO, esse pode não ser o momento ideal para iniciar um trabalho como esse.

E é papel da qualidade, ou da pessoa que recebeu essa incumbência, dar esse direcionamento.

Mas calma, vou te ajudar a traçar esse diagnóstico e a propor ações para que o objetivo desejado aconteça. Por enquanto você está apenas levantando informações.

 

PASSO #2

Procure conhecer a norma. Leia sobre o assunto, faça treinamentos, busque conhecimento.

Você precisa compreender os requisitos desse trabalho para passar um direcionamento para a gestão da empresa.

Nesse momento, muitas empresas optam por uma consultoria externa, para ouvir de alguém que já conhece a FSSC 22000, qual o melhor caminho a seguir.

Enfim, você não consegue dar um direcionamento se você não tem conhecimento no assunto. Esse é o momento de aprender.

 

PASSO #3

Prepare um relatório para a empresa com os investimentos necessários para se conseguir uma certificação.

Não adianta negar, você terá investimento sim. E não é só com a auditoria de certificação ou uma consultoria. Tem outros pontos necessários que você precisa conhecer.

E posso te dizer com toda certeza que o investimento vai retornar para sua empresa quando você usufruir do fato de ser uma empresa certificada no mercado.

Mas nesse momento é hora de plantar.

Vou colocar abaixo alguns exemplos de ações rotineiras que requer investimento:

  • Realização de análise de ar comprimido em contato com o produto;
  • Realização de análises para validação dos pontos críticos de controle;
  • Realização de análises para validação da limpeza, incluindo possíveis contaminações por alergênicos;
  • Análise anual de metais pesados, se essa se aplicar ao seu produto.

E por aí vai…

Claro que também não podemos nos esquecer dos investimentos iniciais com relação a estrutura.

Você deve avaliar se a construção está adequada, como pisos, tetos, paredes, portas.

Deve avaliar também se há contaminação cruzada no fluxo de produção. Se há local de troca de roupa para os colaboradores antes de entrar para a produção e se esse trajeto é coberto.

Enfim, a avaliação de Boas Práticas de Fabricação que tanto conhecemos deve ser aplicada aqui com muito mais intensidade ainda.

 

PASSO #4

Com o conhecimento em mãos, um diagnóstico médio de investimento e o conhecimento do contexto da sua empresa, prepare uma nova reunião com a diretoria.

Nesse momento você deverá deixar claro as necessidades financeiras que uma certificação como essa pode requerer, e a importância da conscientização de todos em relação a uma norma como essa.

Aqui você deverá mostrar que se sua empresa tem o perfil de produzir a qualquer custo, essa mentalidade terá que mudar para atingir o objetivo que precisa.

E é necessário reforçar que esse direcionamento deve partir da direção da empresa.

Se a pessoa lá em cima não abraçar a causa, ninguém mais fará com toda certeza.

 

Esses 4 passos são decisivos para o sucesso da certificação que deseja alcançar. Pois essas ações irão determinar o caminho que você irá percorrer daqui pra frente.

Para se certificar, você precisará de 9 meses a 1 ano de preparação. É o momento da implantação, onde você colocará cada requisito da norma para rodar, fará procedimentos, implantará novos controles.

Mas antes disso, você precisa ter esse aval inicial da direção da empresa.

Se você não realizar esses 4 passos iniciais e partir para a implantação direta dos requisitos é provável que você consiga a certificação, mas é mais provável ainda que você a perca no primeiro ano de avaliação da mesma.

Se você fizer o que te contei aqui, posso afirmar que você irá conseguir obter a certificação como uma consequência de ações certeiras que você tomou e que provavelmente ela será duradoura, já que foi construída em cima de um pilar muito mais resistente.

Para finalizar, nenhuma norma pode ser implantada por um desejo de uma pessoa, ou uma área da empresa.

Você só conseguirá ter sucesso na implantação quando a direção da empresa realmente comprar essa ideia e ajudar a disseminar o tema e sua importância para todos os colaboradores da organização.

Para ajudar, eu preparei uma aula onde explico como eu organizo os requisitos da norma FSSC 22000 para me preparar para a implantação. Esse checklist completo estará disponível para download em arquivo excel. Eu traduzi todos os requisitos, já que a norma é disponibilizada no idioma inglês. Clique aqui para acessar agora!

 


Samira Luana de Paula
Samira Luana de Paula

Fundadora da Lifequaly, uma empresa de consultoria em Gestão da Segurança de Alimentos para as Indústrias. Já atendeu mais de 50 empresas na implantação de normas e preparação para auditorias de certificação. Possui diversos cursos online para atender os profissionais que atuam na área da qualidade e industrial.