Pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentares

Treinamento Online 

(com opção para acessar a gravação completa por 12 meses)

Como fazer o Planejamento Completo para executar a P&D de produtos alimentares 

(desde o início até o produto estar pronto na prateleira para o consumidor final).

Você terá acesso ao Plano Organizado (um roteiro para seguir) que já foi validado em vários projetos e/ou lançamentos.
Irá aprender com especialistas que possuem experiência prática em diferentes segmentos.
Vamos atender as particularidades de cada participante.

 Duração: 8 horas 

(4 encontros de 2 horas das 10h às 12h )

Dias: 12, 19, 26/mai e 2/Jun

POR QUE VOCÊ DEVERIA PARTICIPAR?

Ninguém quer passar por situações como essas: 

1. Desperdiçar tempo e recursos em projetos mal planejados.

2. Lançar produtos que fracassam no mercado por falhas no processo de desenvolvimento.

3. E perder prazos importantes por falta de metodologia estruturada.

Esses fatores podem gerar uma situação bem desconfortável para quem está a frente desse projeto. 

Por isso, nesse treinamento, nossa meta é justamente mostrar um Plano de Ação (processos, ferramentas e modelos) para reduzir ou eliminar todas essas situações constrangedoras.


Abaixo estão alguns motivos para você embarcar conosco nessa jornada de aprendizado e atividades práticas:

Vamos ensinar com base na experiência de implementação. Uma base de erros e acertos que permitem compartilhar algo que realmente funciona.
Terá um processo estruturado de P&D.
Ter um plano (roteiro) organizado para seguir, pode reduzir sua ANSIEDADE, FRUSTRAÇÃO E INSEGURANÇA.
Terá acesso à Estratégias Práticas e Ferramentas que você pode aplicar imediatamente na sua empresa para otimizar seus processos e acelerar o desenvolvimento de Novos Produtos.
Conteúdo personalizado para as suas necessidades: antes do treinamento, você irá responder a um questionário detalhado para que possamos adaptar o conteúdo e abordar seus desafios específicos.
Iremos te ensinar  por DEMONSTRAÇÃO e baseado em nossa EXPERIÊNCIA PRÁTICA. Não será um conteúdo teórico que nunca foi testado e validado.
Também garantiremos que sejam ações e atividades que você possa executar! 

O Verdadeiro Custo de Não Ter um Método Claro para Desenvolvimento de Produtos: 

- Desperdício Financeiro: cada projeto abandonado representa milhares de reais em ingredientes, testes e horas de trabalho desperdiçados.

- Oportunidades Perdidas: enquanto você luta com processos ineficientes, o mercado (concorrência) avança.

- Desgaste Profissional: a frustração constante com retrabalho e projetos que não avançam, leva ao esgotamento e desmotivação.

- Pressão Crescente: a gestão continuará exigindo resultados mais rápidos sem entender por que os projetos demoram tanto.

Ficou com alguma dúvida?

Esse grupo de estudo é ideal para: 

Responsáveis por criar e inovar em novos produtos, desde a concepção até o lançamento no mercado.
Especialistas em formulação, processos de produção e controle de qualidade
Encarregados de otimizar processos, garantir a eficiência e a segurança na produção.
Líderes de equipes, responsáveis por coordenar projetos e implementar estratégias de inovação.
Pesquisadores e Acadêmicos
Representantes de Agências Reguladoras

PROGRAMAÇÃO

12 de maio

MÓDULO 1: Introdução ao Planejamento de Produtos Alimentares

1.1. O processo de desenvolvimento de produtos: da ideia ao mercado.
1.2. Importância do planejamento estratégico para o sucesso do produto.
1.3. Entendendo o mercado: análise de tendências e comportamento do consumidor.
Atividade: Discussão em grupo sobre os principais fatores que influenciam o sucesso de um produto.

Módulo 2: Definição do Conceito e Validação

2.1. Técnicas de ideação e criação de conceitos inovadores.
2.2. Pesquisa de mercado: identificação de oportunidades e gaps.
2.3. Validação de conceitos: testes de aceitação e focus groups.
2.4. Definição do público-alvo e proposta de valor.
Atividade: Exercício prático de criação e validação de um conceito de produto.

19 de maio

Módulo 3: Desenvolvimento Técnico e Formulação

3.1. Princípios de formulação de alimentos: sabor, textura e nutrição.
3.2. Seleção de ingredientes: funcionalidade, custo e sustentabilidade.
3.3. Processos tecnológicos: escolha do método de produção e escalabilidade.
3.4. Segurança de alimentos, segurança alimentar e regulamentação: normas e boas práticas.
Atividade: Análise de um estudo de caso sobre desenvolvimento de um novo produto.

26 de maio

Módulo 4: Planejamento de Lançamento e Estratégias de Marketing

4.1. Definição de estratégias de branding e posicionamento.
4.2. Canais de distribuição: tradicional, e-commerce e food service.
4.3. Táticas de marketing digital e engajamento do consumidor.
4.4. Planejamento de campanhas de lançamento e promoções.
Atividade: Elaboração de um plano de lançamento para um novo produto.

Módulo 5: Sustentabilidade e Inovação Responsável

5.1. Impactos ambientais da indústria de alimentos.
5.2. Estratégias para redução de desperdício e uso eficiente de recursos.
5.3. Embalagens sustentáveis e economia circular.
5.4. Certificações e selos de sustentabilidade.
Atividade: Debate sobre como integrar práticas sustentáveis no desenvolvimento de produtos.

02 de junho

Módulo 6: Execução e Monitoramento

6.1. Gerenciamento de projetos: cronogramas, recursos e equipes.
6.2. Monitoramento de indicadores de desempenho: vendas, satisfação do consumidor e ROI.
6.3. Ajustes e melhorias contínuas no produto e na estratégia.
6.4. Lições aprendidas e melhores práticas para futuros lançamentos.
Atividade: Simulação de monitoramento de indicadores para um produto lançado.

Módulo 7: Conclusão e Próximos Passos

7.1. Recapitulação dos principais pontos abordados.
7.2. Ferramentas e recursos para continuar o aprendizado.
7.3. Networking e troca de experiências entre participantes.
7.4. Encerramento com feedback e avaliação do curso.

Especialistas

Mariana Dâmaris de Oliveira

Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos. 

Com mais de 13 anos de experiência em controle de qualidade, laboratórios industriais, pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços metrológicos em alimentos e bebidas.

Especialista em análises físico-químicas e microbiológicas, shelf life acelerado e protocolos de validação, sua expertise abrange ingredientes como farinha de trigo, gorduras, óleos e farelo de soja, além de atuação na produção e clarificação de cervejas artesanais com floculantes vegetais. Além disso, atua em melhorias de processos, gestão da qualidade e segurança de Alimentos. 

Com sólida trajetória acadêmica e profissional, já coordenou cursos de graduação universitária e liderou a organização de projetos e congressos. Sua experiência como docente e palestrante, aliada a uma visão estratégica e analítica, garante uma abordagem prática e inovadora para o desenvolvimento de produtos e tendências.

No momento presente é sócia e diretora técnica e administrativa na It's Foods Consultoria. Nesse papel, lidera estratégias empresariais, com foco em inovação, qualidade e otimização de processos, proporcionando soluções personalizadas e de alto impacto para empresas do setor de alimentos e bebidas.

Geicielle Teruel

Especializada em chocolates, confeitos, panificação e lácteos. Formada em Tecnologia em Alimentos e pós-graduada em Engenharia da Qualidade Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos com certificação Green Belt em Six Sigma.

Profissional com mais de 10 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e gestão de projetos na indústria de alimentos. 

Possui amplo conhecimento em desenvolvimento de produtos, análises sensoriais, gestão de fornecedores e otimização de processos. Sua trajetória inclui a liderança de projetos de inovação, redução de custos e adequação à legislação, além da experiência em rotulagem nutricional.

Atualmente, é fundadora e diretora técnica da IT'S FOODS, onde coordena estratégias empresariais e lidera projetos de consultoria e desenvolvimento de produtos, demonstrando expertise técnica, liderança e comprometimento com a qualidade e inovação na indústria alimentícia.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

VOCÊ TEM 2 OPÇÕES:

 OPÇÃO 1 

Participar ao vivo

12 x R$ 19,70

Ou R$ 197,00

(à vista com desconto)

Participação ao vivo
Suporte para dúvidas
Acesso aos materiais de apoio
Certificado de participação

 OPÇÃO 2 

Ao vivo + Gravação

12 x R$ 24,50

Ou R$ 245,00

(à vista com desconto)

Acesso à gravação completa por 12 meses para rever o conteúdo quando precisar.
Participação ao vivo
Suporte para dúvidas
Acesso aos materiais de apoio
Certificado de participação

Ficou com alguma dúvida?

Aqui estão as dúvidas mais comuns:

É só falar com o Luciano da equipe no email: luciano@lifequaly.com.br.

NÃO! Faremos os encontros ao vivo. Mas depois é possível acessar a gravação completa por 12 meses se escolher a inscrição que inclui essa opção.

Onde terei acesso ao treinamento?

Para os encontros ao vivo, utilizaremos a plataforma Zoom Meetings. E quem optar por acessar a gravação, todo o conteúdo ficará disponível em nossa plataforma online, acessível por login e senha que você receberá ao realizar a sua inscrição.

Receberei um certificado em PDF?

SIM! 

Quantas horas será o treinamento?

Serão 4 encontros ao vivo de 2 horas cada.

Existe suporte em caso de dúvidas?

SIM! 

Posso pagar no cartão, boleto, pix à vista ou parcelado?

SIM!

No valor parcelado, existe a cobrança de juros da operadora de pagamento?

SIM!

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